Por Daniel Saraiva em 30 de dezembro de 2015

Queria iniciar esse texto perguntando como foi 2015 para você. Mas não precisa responder para mim, apenas para si mesmo. Sabemos que nossas vidas são diferentes, mas o que se tem em comum é o fato delas terem momentos bons e ruins e este ano não foi diferente, não é mesmo?

A cada retrospectiva que vejo/faço é como se fosse uma outra pessoa escrevendo, pois elas acabam sendo tão diferentes das outras que fico pensando como pode alguém mudar tanto em tão pouco tempo. Mas a verdade é que estamos tão ocupados ou desligados de nós mesmos que nem percebemos nossas mudanças no decorrer do ano, afinal são 365 dias e nesse período muita coisa pode acontecer e fazer você mudar radical ou lentamente, sem que perceba. Outra coisa que descobri é que (não sei se só comigo) quando o homem passa dos 20, ele entra numa fase de autoconhecimento e mudança constante de personalidade, mas isso é o amadurecimento chegando e passar por essa fase é tão diferente e maravilhoso ao mesmo tempo que às vezes é como se eu tivesse assistindo ao meu próprio filme, pois vejo mudanças acontecendo e consigo perceber tudo isso.

retrospectiva-2015-2

Este ano aprendi a separar os trabalhos que faço, como vocês podem ver nas paginas acima. Ser modelo e blogueiro às vezes causa uma certa confusão na hora de trabalhar, por isso aprendi a separar trabalhos que faço quando sou convidado como blogueiro e outros como modelo. Por mais que o espaço seja o mesmo, existe uma diferença entre esses segmentos e por isso é bom separar.
retrospectiva-2015-3

2015 foi bem fraco para trabalhos de modelo, já estava até me conformando que esse seria o ano em que menos trabalharia, mas aí o destino me surpreende logo no finzinho, já na reta final começaram a aparecer trabalhos de onde menos eu esperava e foi até uma surpresa, já que estou sem uma agência-mãe cuidando da minha carreira e para um modelo freelancer é bem complicado conseguir muitos trabalhos. Mas sou muito grato a Deus por tudo que me aconteceu na profissão, foram experiências inesquecíveis que me fizeram crescer cada vez mais. Mas não pensem que foram só flores, houve trabalhos e situações que passei que cheguei a me perguntar se era mesmo esse caminho que eu gostaria de trilhar. Isso para vocês perceberem que até mesmo os nossos sonhos podem gerar algumas dúvidas durante a caminhada, pois nem tudo são rosas. E é aí que você para, pensa e percebe que é realmente esse o caminho que deseja seguir e se dá conta que tem mais é que batalhar mesmo.

retrospectiva-2015-4 retrospectiva-2015-5

E por falar em blog, imagine você trabalhar em algo que tanto ama e quando menos esperar ter um reconhecimento enorme. Esse foi meu ano, escutei, li mensagens de carinho maravilhosas vindas de pessoas que eu menos esperava, fui abordado na rua por fãs (sério, isso aconteceu, mas na verdade foi num supermercado e fiquei sem reação, kkk) ouvi pessoas dizendo que acompanham e amam meu trabalho, alguns até dizendo que eu tinha que ir morar fora do Brasil, não desmerecendo minha cidade ou meu país, mas acredito que falavam no intuito de estimular a expansão do meu trabalho. Fui reconhecido por pessoas da moda de grande peso no mercado, vocês percebem a dimensão disso? Às vezes penso se tudo isso é verdade, porque é tudo tão gratificante! Sei que esse tipo de situação é cotidiana de muitos blogueiros, mas a verdade é que sou de cidade pequena, onde a moda é muito limitada, onde o trabalho de modelo e blogueiro ainda não têm tanta relevância, diferente de outros lugares Brasil ou mundo afora. E houve momentos que imaginava que estava apenas escrevendo para um público menor e foram essas situações que me fizeram ver que eu estava enganado, que tenho um público grande que lê este espaço e isso me deixa muito feliz,  pois não esperava chegar a ser tanto.

retrospectiva-2015-1

A mudança de layout acontece com tanta frequência que vocês devem pensar que todo ano vou mudar, não é mesmo? Mas a verdade é que é bem isso, gosto mesmo de vez ou outra dar uma repaginada no blog, porém dessa vez pretendo seguir o ano de 2016 com o layout atual e focar mais no conteúdo e nas fotos das postagens. Não pretendo trazer muitos quadros novos, mas quero deixar os que já existem bastante atualizados e com um conteúdo bem diversificado, com fotos cada vez melhores. Quero ter a possibilidade de cumprir a meta de três postagens por semana, que esse ano não foi seguida à risca. Aviso logo que isso são metas, mas muita coisa pode mudar daqui pra lá  e pode ser até que não consiga dar continuidade, mas prometo que tentarei ao máximo. Pode ser que tudo ocorra melhor do que o esperado e com isso eu consiga até fazer além do que estou prometendo.

Este ano tive a oportunidade de voltar aos dois lugares para os quais amo viajar: Canoa Quebrada e Guaramiranga, cidades tão diferentes, mas que me encantam. Sempre que posso faço questão de retornar a elas. Bom, e por falar em viagem, há algo que eu queria contar a vocês. Não gosto muito de compartilhar coisas que não deram certo, mas desta vez acho válido dizer. Estava tudo encaminhado para ir passar alguns meses em São Paulo, o que seria uma grande realização para mim. Porém, apareceu de última hora uma oportunidade de trabalhar como modelo fora do país, mais precisamente em três países: Tailândia, China e Indonésia, então para a primeira temporada escolhi a China. Estava tudo certo para que eu embarcasse pra lá em julho, mas infelizmente tive algumas perdas familiares e outros problemas pessoais, tudo no mesmo período, o que me impossibilitou de ir. Foi uma grande oportunidade perdida? Sim, mas somos humanos e temos sentimentos, não conseguimos largar tudo e e sair pelo mundo diante de uma situação complicada assim. Porém, o fato de não ter viajado não me atrapalhou, afinal, se tivesse ido não teria vivido algumas experiências que me trouxeram tanto amadurecimento.
retrospectiva-2015-6

Bom, é complicado resumir um ano inteiro em um único post, mas eu queria relembrar junto com vocês todos esses acontecimentos, afinal nós vivemos isso juntos, dia a dia, post a post. São vocês que dão sentido ao blog e me ajudam a tocar todos esses projetos, pois é por meio do apoio, reconhecimento e incentivo de cada um que me motivo a continuar. Cada curtida, cada comentário, cada feedback, os crescentes números de acesso, os sorrisos e abraços que recebo (de perto e de longe), tudo isso me impulsiona a seguir em frente e me mostra que vale a pena sim, fazer aquilo que a gente ama. por isso, o meu muito obrigado a cada um. Que o fechamento deste ciclo nos abra ainda mais portas para o crescimento não só de nossos sonhos, mas principalmente, das realizações. Pode chegar, ano novo. Estamos preparados.

Feliz 2016!

Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

1 pessoa opinou sobre “Retrospectiva 2015”.

  1. Luciano Maia

    1 de janeiro de 2016

    Amigo, muito feliz por você. Acho que 2015 foi um ano de muito aprendizado, e acredito que esse trabalho ficará ainda melhor e maior em 2016!
    Sucesso e tudo de melhor, sempre!

    http://luoucuras.blogspot.com.br/