Facebook Instagram Twitter Tumblr Youtube

O mundo dos modelos nunca andou tão em alta como nos últimos anos. Se pararmos para notar, houve um crescente número na popularidade do mercado, o que não havia tanto nos anos 90 para 2000. O avanço da tecnologia foi um dos fatores que favoreceram essa popularidade, pois a informação começou a ser exibida na íntegra. Hoje podemos ver que modelos são assuntos frequentes em revistas de moda e grandes portais, porém não sendo tratados apenas como um cabide e sim como celebridades. Através disso a procura por essa profissão tem se tornado grande nos últimos anos, fazendo com que os padrões sejam quebrados e as portas cada vez mais abertas para receber novos rostos. Já foram feitos filmes (Flor do Deserto, O Diabo Veste Prada, etc.), reality’s (franquias Next Top Model espalhadas pelo mundo) e poderíamos até falar que estava demorando para ser criada outra novela, mas agora não está mais. Próxima semana estreia a nova novela da rede globo, Verdades Secretas, que irá mostrar o lado obscuro do mercado, onde jovens aspirantes a modelo são submetidos com propostas para crescer mais rápido na carreira. A novela tem como temas principais drogas, prostituição, trapaças e mentiras.

Poderia fazer um post inteiro falando da novela e de como o autor poderá nos surpreender a cada capítulo, pois pelo que vemos nos anúncios será uma das novelas mais comentadas do ano. Mas aqui o assunto dará um volta para um lado contrario, porém sem desviar o foco. Estou aqui para falar o que os jovens modelos terão de passar diante de cada capítulo. Infelizmente com a chegada da novela prevejo mães assustadas, vizinhos comentando e amigos olhando para você de nariz torto. Tudo isso devido à imagem distorcida do mercado que a novela tende a tratar. Podem até me achar um pouco radical por falar isso, mas para entender melhor explicarei da melhor maneira possível. Espero que entendam meu ponto de vista.

Sabemos que novelas nada mais são do que obras de ficção. Algumas pegam elementos da realidade para dar aquela emoção ao público, buscam inspiração no cotidiano para causar mais empatia nos telespectadores. Porém, a partir do momento em que um ser humano começa a interagir com a televisão da sua casa falando com personagens ou mesmo assumindo os mesmos sentimentos que ele no decorrer dos capítulos, percebemos o impacto que a TV causa no ser humano e no quanto começamos a nos envolver com a história. Agora imaginem vocês um mundo que poucos conhecem, onde uma mãe tira dinheiro de onde não tem para que o filho possa tentar a sorte como modelo numa cidade grande, ser retratado com um meio sujo onde o ser humano esquece todos os seus valores. Imagine o que essas pessoas pensariam. Sim, porque antes da novela existir eu já escutava de algumas pessoas que o mundo dos modelos é um meio muito sujo e cruel.

Antes que pensem que estou exagerando, falo isso por conta da minha cidade, onde o mercado de modelo ainda não é visto como uma fonte de trabalho sério, onde pouquíssimos tem informações do que realmente é ser modelo. Aliás, não só na minha cidade, mas também em muitas outras onde a moda ainda não alcançou a devida credibilidade, o que acontecerá com a família de um garoto(a) que sonha em ser modelo quando a ela é transmitida esse de tipo de informação sobre um mundo do qual eles ainda não conhecem? Qual será a reação da mãe ao imaginar que seu filho, que está do outro lado do mundo, pode estar no mesmo meio que é mostrado na televisão? Não posso ser hipócrita e falar que coisas ruins não existem nessa área. Pelo contrário: existem sim e até mais do que podemos imaginar. Mas devemos acordar e perceber que isso faz parte de qualquer meio e não é exclusivo apenas do mundo da moda. A prostituição está presente até mesmo em portas de faculdades, onde jovens se submetem a ela para pagar os estudos, assim como as drogas existem não somente nos bairros pobres. Quanto ao restante, nem preciso comentar.

De fato existem sim, caminhos que levam você para lugares bons e ruins. Assim como existem grandes oportunidades camufladas de favores pessoais e grandes oportunidades mesmo. Esse texto foi escrito para você, que está iniciando a carreira e com a ajuda da nova novela terá que passar por várias críticas, pois se antes isso não era visto como um trabalho, agora você poderá lidar com situações bem chatas e comentários pra lá de maldosos. Mas não estou influenciando vocês a não assistirem essa novela, pelo contrario. Devemos sim assistir, pois ela também servirá para abrir seus olhos com as falsas promessas e agências que roubam sonhos. A crítica que faço é em relação a enfatizar um mundo que já não é bem visto por algumas pessoas sendo exibido da pior forma possível, fazendo com que a profissão possa se tornar mal vista por um número ainda maior de pessoas.

Sabemos que o mundo dos modelos não é encarado em todas as cidades como um trabalho sério, na verdade somente em grandes metrópoles brasileiras ele é visto realmente como uma profissão. Há muitos lugares onde ele ainda é visto como hobby e passatempo, quando na verdade sabemos que isso requer muita disposição, força e amor, pois não é um meio fácil. Em nosso cotidiano temos que batalhar muito diante da grande concorrência, coisa que provavelmente não será exibida nessa novela, o que é uma pena, pois melhor do que mostrar o lado ruim, seria mostrar um lado batalhador dos jovens que não precisam e nem se submetem a situações de risco e conseguem sim, subir na carreira por esforço próprio.

Concluo pedindo a você que pretende assistir a novela, está lendo este post, não é modelo, mas conhece alguém do meio, que saiba diferenciar as coisas. De fato ela servirá para alertar a muita gente, mas irá causar controvérsias em muitos outros que ficarão imaginando que esse meio é composto apenas por isso, quando quem está dentro sabe que não é verdade. Temos que aprender que na vida sempre haveremos de escolher entre caminhos bons e ruins, porém a escolha cabe a cada um. Mas, como em qualquer outra profissão, há sim grandes qualidades nesse meio que chamamos de mundo dos modelos.

Abraços!

Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

Seja o primeiro a opinar sobre “O que teremos de suportar diante de Verdades Secretas”.