Por Daniel Saraiva em 6 de maio de 2015
Ser modelo não é uma tarefa fácil e isso já se tornou uma informação bem comum pela internet. Por isso, para seguir essa profissão é preciso que o garoto entenda bastante sobre o meio e tenha muita paciência, pois levam-se anos para se construir uma carreira bem sucedida e consolidar um nome no mercado. Para isso é necessário que se comece de cedo, para quando lançado, se esteja com uma idade bacana para o mercado. Porém, percebo que muitos garotos que já passaram dos 20 possuem um certo receio em tentar a carreira, justamente por achar que com essa idade não conseguirão muita coisa. Assim como uma faculdade, quanto mais cedo você tentar, melhor será para se construir um futuro. Mas o fato é que nem todos estão preparados para enfrentar esse mercado que exigirá bastante do seu psicológico, por isso não tenha pressa por sua idade se sua personalidade não está totalmente formada e se não se sente preparado. É bom frisar que quanto mais cedo melhor, porém, sendo ou não tão jovem quanto muitos, o mais importante é a maturidade.
Na moda os modelos masculinos demoram um pouco mais para que sua carreira comece a decolar. Enquanto as mulheres são lançadas aos 16 anos no mercado, os homens são lançados dos 18 em diante. Segundo alguns bookers, as mulheres amadurecem mais rápido e conseguem enfrentar o mercado mais cedo. A maioria dos modelos já lançados no mercado possui entre 18 a 24 anos. Para quem começa tarde se torna ruim, pois você estará competindo com um garoto mais novo que você e talvez até com mais experiência. Mas não desanime, dentro de um túnel sempre há uma luz. Não será fácil para qualquer idade, mas se você persistir e continuar tentando, provavelmente em algum casting o designer lhe escolherá.
Muitos dizem não valer a pena por ser uma carreira de pouca duração, pois antes dos 30 você já estará se aposentando. Mas você tem que saber se é isso mesmo que você quer pra sua vida. Se depois de analisar, vir que pretende continuar, não desanime com a idade, pois ela pode se tornar um pequeno fator que lhe impedirá de conquistar o que tanto deseja. Mas se você quer um estímulo a mais, separei um print da lista dos modelos masculinos elegidos como ícones da moda pelo site mais poderoso do meio, o models.com.
unnamed-1
No models.com todos os modelos possuem uma idade bem superior à que imaginamos. São eles que estão no mais alto patamar do mundo da moda e alguns já estão até com seus cabelos grisalhos, porém ainda ativos na modelagem. Por mais que esse ramo atualmente seja constituído por garotos entre 18 e 24, os que chegaram longe foram os que possuem idade mais avançada, o que mostra claramente que se leva tempo, algo que nem todos os modelos conseguem e acabam desistindo cedo. Outra fonte que dá bastante ênfase a esse assunto é o livro da modelo Michelli Provensi, “Preciso rodar o mundo”, onde ela faz uma afirmação sobre o limite da carreira masculina.
 
11124076_821789064579196_1568319610_n
 461670926_10
Desfile Dolce & Gabanna 2015
Tony Ward é o exemplo perfeito de que idade não é um empecilho para fazer sucesso. Aliás, nem mesmo a altura, já que o modelo possui apenas 1,78 e está no ranking dos super modelos masculinos. Tony ganhou destaque no mundo da moda após estampar a campanha da Calvin Klein. Por ser muito baixo não era selecionado para desfiles, porém, após seu namoro com Madonna e sua participação em um clipe da cantora, os holofotes se voltaram para ele. Após esses fatos ele começou a ser escalado para grandes desfiles. Entre seus trabalhos estão Dolce & Gabanna, Calvin Klein, Chanel, Roberto Cavalli, Diesel, Fendi, H&M, Hugo Boss e GAP. Hoje Tony está com mais de 50 anos e ainda continua fazendo trabalhos como modelo, mas ele também mostrou que não tem talento apenas para a modelagem, ele também é pintor, ator, produtor, designer e escritor. Como podem ver no seu perfil do site, Tony estampa a campanha de perfume da grife Givenchy.
unnamed
O objetivo desse texto é ressaltar que, apesar dos limites “pré-estabelecidos” pelo mercado, não há idade certa para se começar ou encerrar a carreira de modelo. O que pode ser uma regra para muitos, para outros é uma exceção que pode significar grandes resultados. Se você deseja seguir carreira e acha que já passou da idade, nada de desanimar. Há outros fatores muito mais importantes do que uma faixa etária. E assim como em toda profissão, o que você não deve esquecer é que, para chegar ao topo, você não precisa apenas fazer a sua parte, precisa fazer a diferença. Quando se é um bom profissional, idade e altura serão apenas detalhes que constarão no seu composite/showcard.
Abraços!

Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

1 pessoa opinou sobre “Há idade certa para ser um modelo?”.

  1. Luciano Maia

    12 de maio de 2015

    Idade é algo muito relativo, mas não creio que deveria ser algo importante para o modelo em si, já que há trabalhos que exigem diferentes perfis, né,w

    http://luoucuras.blogspot.com.br/